top of page
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 
gerenciamento residuos sólidos

Gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas em todas as etapas do resíduo gerado, que vai desde a coleta, armazenamentotransporte, tratamento ate a destinação final e disposição final ambientalmente aceita, objetivando a minimização da produção de resíduos e visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

​

A correta gestão desses resíduos além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população, também, minimiza acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. Ainda, ajuda a promover a redução de custos e de desperdícios, contribuindo para o aumento dos lucros do negócio e o tão almejado desenvolvimento sustentável.

​

A Politica Nacional de Resíduos sólidos tornou obrigatório as empresas a fazerem a gestão de seus resíduos. O não cumprimento da lei pode acarretar em multa por crimes ambientais ou até mesmo o fechamento da empresa.

​

​

VAMOS COMBINAR UMA COISA? 

DEIXA QUE A GENTE CUIDA DESSE ASSUNTO PRA VOCE.

O QUE ACHA? 

NOSSOS SERVIÇOS

DIAGNOSTICO AMBIENTAL

Identificação dos resíduos sólidos gerados, quantificação, armazenamento, ​busca de alternativas de fornecedores qualificados, para transporte e destinação de resíduos.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS

Identificado pela sigla PGRS é um  documento técnico que comprova a capacidade da empresa em gerenciar os resíduos gerados.

Por determinação da Politica nacional de resíduos sólidos PNRS, os geradores de resíduos sólidos são obrigados a elaborar seus planos, demonstrando seu gerenciamento (identificação, quantificação, capacidade de armazenamento e destinação final ambientalmente adequada). São obrigados a elabora-lo os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos ou que gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal.

PLANO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O PGRCC visa estabelecer diretrizes para o correto manejo e destinação ambientalmente adequada de resíduos da construção civil, priorizando a redução dos resíduos sólidos gerados nos canteiros de obra.

Todo empreendimento que realiza atividades como: reformas; reparos, construção de edificações, de obras de infraestrutura,  demolição, etc, necessitam do PGRCC.

CERTIFICADO DE MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS 

O Cadri é um documento emitido pela Cetesb que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

é uma ferramenta que demonstra que o resíduo esta sendo transportado e destinado para um local com licença e autorização da CETESB.

ELABORAÇÃO E CONTROLE DE MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUO - MTR 

O MTR é um documento auto declaratório numerado emitido exclusivamente pelo gerador, que deverá acompanhar o transporte de cada resíduo até a destinação final. O MTR é emitido pelo sistema SIGOR da Cetesb.

CADASTRO SIGOR 

Em 16 de dezembro de 2020 a CETESB lançou o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR) Módulo MTR para o Estado de São Paulo e tornou obrigatória, a partir de 4 de janeiro de 2021, a utilização do sistema para emissão do documento. Desta forma, a movimentação de resíduos no Estado de São Paulo pelos geradores e transportadoras que utilizam os serviços de receptores deverá ser registrada no SIGOR Módulo MTR, devendo o gerador, o transportador e o receptor atestarem, sucessivamente, a efetivação das ações de geração, transporte e do recebimento de resíduos até a destinação final ambientalmente adequada.

SAIBA MAIS SOBRE OUTROS SERVIÇOS

bottom of page